23 de março de 2012

O que é o sono?
Sono é o nome dado ao repouso que fazemos em períodos de cerca de 8 horas em intervalos de cerca de 24horas. Durante esse período nosso organismo realiza funções importantíssimas com consequências diretas à saúde como o fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios (hormônio do crescimento, insulina e outros), consolidação da memória, isso sem falar no relaxamento e descanso da musculatura. 

Qual é a real importância do sono?
Passamos cerca de um terço de nossa vida dormindo. Dormir bem é essencial não apenas para ficar acordado no dia seguinte, mas, para manter-se saudável, melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevidade. Nosso desempenho físico e mental está diretamente ligado a uma boa noite de sono. O efeito de uma madrugada em claro é semelhante ao de uma embriaguez leve: a coordenação motora é prejudicada e a capacidade de raciocínio fica comprometida, ou seja, sem o merecido descanso o organismo deixa de cumprir uma série de tarefas importantíssimas.

  1. Afeta o equilíbrio, a atenção e a memória.
  2. Envelhece a pele precocemente.
  3. Fica mais suscetível a infecções.  
  4. Deixa o raciocínio mais lento.
  5. Causa sensação de olho pesado, sonolência e dor de cabeça. 
  6. Deixa o organismo sujeito a doenças como obesidade, hipertensão e diabetes.
  7. Ocasiona dificuldade em adquirir conhecimentos
  8. Altera o humor e causa irritabilidade.
  9. Deixa a aparência com ar de cansaço e causa olheiras.
  1. Pratique exercícios físicos regularmente, preferencialmente no fim da tarde.
  2. Invista em um colchão de qualidade e use travesseiros adequados.
  3. Durma em um local confortável, fresco, escuro e silencioso. As alterações de ruído, de luz e de temperatura podem atrapalhar o sono.
  4. Faça uma refeição leve antes de dormir: deixar o estômago vazio atrapalha o sono.
  5. Tome um banho quentinho antes de dormir. Use óleos relaxantes e cremes: eles proporcionam sensação de bem-estar.
  6. Procure dormir e acordar sempre no mesmo horário.
  7. Relaxe sua mente, livre-se dos pensamentos, preocupações e ansiedade.
  8. Evite álcool a noite, as substâncias da bebida podem afrouxar a estrutura da região da faringe, comprometendo a respiração causando ronco.
  9. Evite ingerir tranquilizantes, relaxantes e soníferos, pois eles podem criar hábitos indesejáveis para a conciliação do sono regular.
  10. Vá para a cama somente quando estiver com sono. Deixe a cama caso não consiga dormir logo. E retome atividades relaxantes em ambientes com pouca luminosidade até ter sono novamente. Controlar as horas no relógio ao se deitar também é prejudicial, pois aumenta a ansiedade.
  11. Medite. Já está provado que a meditação é uma técnica eficaz para reduzir a tensão, aumentar a criatividade e trazer profunda sensação de paz para os que a praticam. Meditar ajuda, de fato, a aprofundar o descanso. Quinze minutos por dia é o suficiente para obter resultados.







    5 comentários:

    1. Quanta coisa boa em! Vou falar tudo isso pra minha mae quando ela me acordar cedo haha

      Beijoos!
      http://simplesglamour.blogspot.com/

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    2. Nossa post nota 100000, muito bom o assunto, as dicas são ótimas simplesmente ameii
      Parabéns...

      http://dezapaixao.blogspot.com.br/

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    3. Nossa que post bacana hein '-' Se eu já adorava durmir antes de ver esse post agora então com todas essas dicas para durmir bem kkk

      Beijos
      @girlteenvip
      http://girlteen-vip.blogspot.com.br

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      Beijos!

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    5. Por isso que durmo um monte hahaha

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      Beijinhos :*

      Nathália
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