8 de maio de 2011


Hoje eu vim falar de um assunto bem interessante que muitas pessoas não dão atenção. As pessoas costumam se preocupar com os raios UVA e UVB, mas ninguém se preocupa com a luz visível.
A luz visível é transmitida por lâmpadas fluorescentes, como as que iluminam ambientes internos, ou a luz do computador e da claridade que entra através da janela.

O que a luz visível causa na pele?

As luzes do computador e de lâmpadas fluorescentes podem causar pigmentação e melasmas (manchas escuras na pele) e também envelhecimento. A luz visível é capaz de produzir radicais livres, que provocam alterações nas células, principalmente nos melanócitos (células da pigmentação) e nos fibroblastos (produtores de colágeno).
Embora a exposição à luz visível de ambientes fechados seja muito menos prejudicial do que a exposição à luz solar, os especialistas afirmam que todos devem se proteger, principalmente pessoas que estão sob tratamentos de pele (como peeling e laser) ou que têm doenças desencadeadas pelo sol (como o lúpus).
É claro que se você ficar um dia ou outro sem proteção, não vai causar nenhum dano a sua pele. O problema é essa exposição sem proteção em longo prazo.

O que usar para se proteger da luz visível?

 
A maioria dos protetores solares protege apenas contra os raios ultravioletas UVA e UVB, e não protegem da luz visível.  O único tipo de produto que bloqueia o efeito da luz visível na pele são os filtros físicos, que refletem e dispersam a energia da luz, construindo uma barreira física às radiações solares.
Pode ser uma base ou aquele filtro mais grossinho (que deixa branco), que tem partículas de zinco e funciona como um filme protetor que impede que a radiação ultrapasse a pele. A pomada Hipoglós também protege contra luz visível.
Além da base também pode ser usado pó ou base em pó. O ideal é que a maquiagem tenha um fator de proteção entre 10 e 20 — não precisa mais do que isso. Mas caso você se exponha à luz solar, aí sim: fator de proteção 30 ou mais!
É isso aí, mulherada: vamos usar base então! Tenho uma tia que tem uma pele linda e sem rugas, ela usou base a vida inteira…
Sei que tem meninas que não tem o hábito de usar base, mas saibam que a base — quando de boa qualidade — protege contra o sol, luz visível, poluição, vento, frio e ainda hidrata e deixa a sua pele mais bonita.

Como usar a base?

Lave o rosto com sabonete específico.
Passe um hidratante (se houver necessidade; algumas bases já tem agentes hidratantes).
Se durante o dia você se expuser à luz solar, passe filtro solar.
Passe a base facial.
Para garantir uma boa proteção, passe um pouquinho de pó facial para finalizar.

 

0 comentários:

Procurar

Quem sou eu

Minha foto
Maquiadora, 18 anos, capricorniana. Apaixonada por maquiagem, moda, música, fotografia, viagens. Criei o blog para dividir com as leitoras minhas experiências, dicas e paixões.

Total de Visitas

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Google Tradutor

Arquivo do blog

Posts populares

Visualizações

free counters

Oceane Femme!

- Importante!

* Algumas imagens contidas no blog são de fontes externas e não são autorizadas. Se você for dono de algum conteúdo fotográfico que apareça aqui no blog e não quer que sua imagem seja utilizada, é só entrar em contato que a imagem será removida.

Sigma!